quinta-feira, 1 de julho de 2010

19 SEMANAS E MEIA DE AMOR!



Como prometido, segue informações que me foram bastante úteis por agora nessa minha fase da gestação. Na próxima quarta-feira farei 05 meses! Não vejo a hora da chegada do baby!

Sua Gravidez: 19ª Semana de gravidez



Seu bebê







Esta semana o seu bebê começa a ganhar volume do que é grosseiramente chamado de "gordura marrom" (tecido adiposo multilocular) que vai manter o bebê aquecido quando ele for despejados de sua confortável casa uterina.






Outros destaques desta semana:






Vernix caseoso, um revestimento branco leitoso,parecido com "requeijão cremoso", formando uma cobertura cremosa que protege a pele da contínua exposição ao líquido amniótico- imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água. Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fino chamado laguno agora cobre o corpo do bebê. Este lanugo serve para conservar o calor.






Boa notícia: Os rins do seu bebê estão em pleno funcionamento e a produção de urina começará nesta semana. Más notícias: Isso significa que haverá muitas fraldas em seu futuro. Mas por enquanto você não precisa se preocupar, pois o xixi passa para o líquido amniótico.






Um ultrasom entre as semanas 18 e 22 é realizado para se fazer a checagem do Segundo Trimestre. Essa é uma verificação do tamanho e peso do bebê, bem como análise detalhada do coração, placenta e cordão umbilical. O bebê está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada de seu corpo. Como é um ultrasom "demorado" você pode ter a oportunidade de ver o seu bebê chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho ou se espreguiçando. Se possível, leve o pai para compartilhar desse momento tão bonito. Saiba também que a maioria dos consultórios oferecem a oportunidade de gravar o ultrasom em fita de vídeo, assim, o resto da família também pode ver quem é que está para juntar-se a eles.






Se você está tendo uma menina, a vagina, útero e trompas estão formados e em posição final. Se é um menino, as genitálias devem estar bem claras para um reconhecimento. Em alguns casos, entretanto, é difícil ou impossível de visualizar o sexo do bebê devido à posição em que ele se encontra.






A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 13 e 15cm. O peso do feto é agora de 220g aproximadamente.






Curiosidade sobre a gordura marrom:


No homem, sabe-se que a gordura marrom tem importância significativa nos primeiros meses de vida, nos quais a quantidade deste tecido é abundante e responsável pela produção de calor, protegendo o recém-nato do frio excessivo. Presente em abundância nas áreas do pescoço, tecido peri-renal e glândulas supra-renais, reduz-se a quantidades mínimas no adulto.

Faz bem comer...



Espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo, e outras fontes de ácido fólico. Você deve continuar ingerindo Ácido fólico, ou vitamina B9, até o fim da gravidez. A falto desta vitamina pode causar: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.


É bom saber...


A maioria dos desejos alimentares durante a gravidez não são prejudiciais e normalmente não levam a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer pelo menos o número recomendado de porções de cada grupo alimentar. As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituir por outros do mesmo grupo. Dessa forma não lhe faltarão os nutrientes importantes.


Futuro papai


Você já é capaz de sentir os movimentos do bebê! Pode estar pensando se será um bom pai. Deve estar muito preocupado, especialmente se não teve um bom exemplo de pai quando era criança. Esse tipo de preocupação é muito comum entre os homens. Não se preocupe, pois há tempo para você aprender. Discuta sobre isso com sua mulher e amigos que já tenham vivido essa experiência. Se você teve uma educação muito severa e errada, não culpe os seus pais. Vá à luta e procure se reeducar. A semente que você vai colocar no mundo vai tender a ser a sua imagem e seguir os seus exemplos. Eu creio que a melhor dica para ser um bom pai é ler a bíblia e falar de Deus para seus filhos todos os dias. Leia Deuteronomio 11:18-28 . Mãos à obra, papai!

Bjs!

4 comentários:

Danna disse...

Acabei de deixar um comentario pra ti no outro poste anterior a este. Beijo

Anônimo disse...

eu to aqui...nao abandonei voce nao viu moça...só to na correria e nao ta dando tempo de comentar..mas estou acompanhando tudinhooooooooo...esse menininho tá crescendo a cada dia hem? E voce mantendo a forma que coisa boa né?
Eu volto semana que vem...
Bjs carinhosos
M
Márcia
vem desfrutar do amor de deus

Lu Máfia disse...

Ai que lindo...
Bjão!!!

pesosobmedida disse...

Oi!


Que bom que sua gestação está indo bem... mas me diga, quando voce operou o estômago?