quarta-feira, 22 de setembro de 2010

31 Semanas de Gravidez




Sua Gravidez:
31ª Semana de gravidez


Você acaba de começar a contagem com um único dígito (apenas nove semanas a frente!). Faça uma lista do que você gostaria de fazer nestas últimas semanas: Veja o mais novo filme indicado ao Oscar, escute a sua banda predileta, vá almoçar com a sua melhor amiga, que tal um encontro romântico com seu marido e também reserve um tempo para ir à igreja (Eclesiastes 3). Seja o que for, é melhor fazê-lo logo porque em breve o bebê vai dobrar a esquina!

Seu corpo

Sua mente pode não estar, nem perto, de pronta para a chegada de seu bebê, mas o seu corpo já está fazendo preparativos. Uma das maneiras de se preparar é "praticando" o trabalho de parto com as contrações de Braxton Hicks. Felizmente, estes são geralmente indolor, embora um pouco chato, uma vez que podem ocorrer frequentemente (no meio da noite, durante uma reunião importante, quando você estiver tentando se concentrar na novela das 8, etc.)

Devido as contrações Braxton Hicks você sentirá um repentino aperto no seu útero. Esta é apenas uma pequena prévia do que vai se sentir com as verdadeiras contrações. Elas geralmente começam a tornar-se perceptível em torno do oitavo mês e podem tornar-se muito fortes, até ao final de sua gravidez.

Embora você não pode se livrar das contrações Braxton Hicks, existem algumas coisas que você pode fazer para se sentir mais confortável, como exercício suave (como caminhada) ou tomando um banho morno e relaxante.
Devido a pressão do diafragma pelo útero você poderá sentir dificuldade para respirar. Mas antes do fim da gravidez essa situação pode melhorar. Após a trigésima quarta semana de gravidez (especialmente se esta não é a sua primeira gravidez) você poderá voltar a respirar normalmente, é quando o bebê "desce" já se preparando para o dia em que finalmente virá ao mundo.

Seu bebê

A partir desta semana, o seu bebê continuará a ganhar cerca de 230 gramas por semana até pouco antes do nascimento (embora pareça ser muito mais a cada passo que você der). Outros destaques desta semana:

Devido ao crescente limite de espaço, os braços e pernas do seu bebê ficam bem próximos do corpo agora, essa posição é conhecida como a posição fetal (oh, então é daí que vem este nome!). E Mais, o seu bebê agora pode processar as informações de todos os cinco sentidos, então ela vai estar tudo pronto para cheirar o purê de batatas, saboreá-lo, sentir a textura de quando colocar nos seus cabelos, ouvir você brigar para tirar as mãos sujas de batata da cabeça e, em seguida, até ver o flash da camera que você pegou para registrar este momento.

Até agora, os pulmões do seu bebê é o único sistema que não está totalmente maduro. E por maturidade, não estamos dizendo que o resto dos sistemas do seu bebê estão suficientemente maduros para sair de casa depois das 10 da noite. Só queremos dizer que seus pulmões ainda precisam de um pouco mais de tempo, antes de poderem sair para o mundo.

Seu bebê pesa cerca de 1600 gramas e medidas um pouco mais de 40 centímetros, aproximadamente o mesmo comprimento daquela mini-saia que você costumava usar (e que irá novamente algum dia!).

Sua vida
Conversar o dia todo com o seu bebê pode ficar meio solitário. Fazer nvas amizades com mães é um pouco como o namoro. Precisa de procurá-las ativamente. Mas, como o namoro, uma das maneiras mais fáceis de encontrar novas amigas é on-line.

Passar tempo com antigas amigas também é uma boa. Cultive suas amizades. Muitas amigas podem querer fazer parte do seu dia a dia, portanto convide-as para uma caminhada (ao ritmo de tartaruga) no parque.

Faz bem comer...

Como normalmente o intestino fica “preguiçoso”, principalmente no final da gestação, pela posição do útero sobre o intestino e pela diminuição da atividade física, deve-se aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes crus, frutas (mamão, caqui mole, laranja com bagaço, mexerica, uva, abacaxi com o miolo), cereais integrais, farelo de aveia, pão integral.

É bom saber...

Uma das grandes vantagens de exercitar-se enquanto se está grávida é que isso realmente ajuda seu corpo a enfrentar o desafio do parto. Os partos se tornam realmente mais fáceis, assim como a recuperação pós-parto, que se torna muito mais rápida.

Futuro papai

A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lhe dar com esses desconfortos.Incentive ela a dormir de lado, caso ainda não estiver, pois é a melhor posição para dormir. É cada vez mais difícil de dormir confortavelmente conforme vai chegando ao final da gravidez.
P.S. A táaaaaa!

Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.

3 comentários:

Simone disse...

Tá chegando a hora, hein...
Te desejo td de bom e muita saúde para o seu baby.
Bjs e fique com Deus.

Miguel...Presente de Deus disse...

Aí amiga,ler esse post me fez lembrar da minha gravidez,fiquei com saudade.rsrs

Beijocas

Carla e Miguel

borboleta em emagrecimento disse...

OLÁ MINHA QUERIDA AMIGA,ESTÁ BEM PERTINHO DE VER O ROSTINHO DELE NÃO É? ESTOU SUPER FELIZ POR VOÇE E TORÇO SEMPRE PARA DAR TUDO CERTO NA HORA H .BEIJOS MINHA LINDA E ESTOU SEMPRE ORANDO POR VOÇE E POR SUA FAMÍLIA.